Noticiário CAB

O blog voltou a ser atualizado! Portanto, se você gosta de "Old Cars", fique de olho no CAB!

domingo, 29 de agosto de 2010

Volkswagen Gol 1980

Líder de vendas à 23 anos, o Gol conquistou o coração dos brasileiros.
O design da Geração 1 acabou servindo como inspiração para a atual, a 5th geração.

Linhas retas e simples marcaram seu interior.

Em 1983, o Fusca enfim deixou de ser o mais vendido do país. Seu sucessor foi o Gol. Hoje isso parece natural, mas não foi. Quando ele chegou à liderança do mercado, não perdeu mais, isso só aconteceu em 1987, sete anos após o lançamento. O pioneiro 1.3 - refrigerado a ar, herdado do Fusca - bebia muito e andava pouco. Melhorou com o 1.6, mas foi com o motor a água e defeitos de acabamento corrigidos que ele deslanchou nas vendas e nas ruas.

O Gol de primeira geração é um carro gostoso mesmo quando comparado aos atuais. A suspensão firme é comunicativa, característica presente hoje no Novo Gol (e meio ausente na versão "Bolinha"). O câmbio é preciso e tem alavanca curta. Não surpreende que o Gol e seus derivados tenham se tornado carro de playboy. Vieram dele os melhores esportivos dos anos 80: GT, GTS e GTi. Também foi o favorito dos tuneiros: a linha de motores AP (1.6, 1.8 e 2.0) é fácil de mexer e capaz de suportar grandes aumentos de potência.

A principal qualidade do Fusca estava ali. O Gol era duro na queda, numa época em que isso ainda não era regra no mercado. Seu acabamento era bem simples, mas não dava origem a ruídos e mantinha-se íntegro na revenda. O Gol 1.6 refrigerado a água encerrou seu Longa Duração, nas palavras da revista em 1984, como ''um dos que melhor se saíram em toda a longa história dos testes de 30.000 km. Foi tão fácil que as revistas mudaram a padrão para 50.000 km, com desmonte no fim. Ele rodou o que faltava e continuou bem. Fato raro, foi um carro que todos na redação disseram que comprariam", diz uma revista especializada em carros. Há 23 anos líder de vendas e na quinta geração, deixou ser inspirador para trás: enquanto o Fusca teve 3,3 milhões de carros produzidos no Brasil, o Gol já soma 5 milhões.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...